Frase

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." (Madre Teresa de Calcutá)

domingo, 28 de abril de 2013

Disco de Vinil



Disco de Vinil


O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil, ou ainda Long Play (LP) é uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil (normalmente feito de PVC), usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas através de um toca-discos. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil)

É até engraçado colocar esse tipo de informação, porém algumas pessoas podem não saber do que é feito e como era usado o vinil. A nova geração que cresceu usando CD, Pen drive e Cartão de Memória se perguntar a eles o que é um bolachão é capaz de responder que é uma grande bolacha... rsrs (Bolachão é o nome vulgarmente dado ao disco de vinil) que foi desaparecendo das prateleiras no final da década de 80 dando lugar ao Compact Disc que hoje em dia também já não é muito usado. Muitas pessoas guardam seus discos de vinil em casa como se fosse grandes tesouros e muitos são já que alguns discos são muito raros de encontrar. Se você mexer no seu arquivo cultural vai descobrir que tem algum vinil que está riscado ou algum que você ganhou e guardou só por guardar não é do seu gosto, então que tal dar uma pitadinha retrô na decoração da sua casa.
Vamos fazer objetos de decoração sem precisar descartar o vinil. Já que da uma dorzinha no coração se desfazer de um objeto que teve grande destaque marcando uma geração toda. 

Aqui eu usei disco de vinil para fazer uma bandeja que pode servir para colocar pedaços de bolos, ou ser usada como fruteira ou simplesmente como peça decorativa.

Muito simples de fazer, Primeiro, é preciso moldar o vinil colocando ele em uma forma de pizza coloque no forno do fogão a cerca de 180 graus. Não pode ser micro-ondas. Você vai ter que ficar observando bem atentamente, porque ele amolece muito rápido. Eu coloquei uma panela na cuba da pia para ficar mais fácil de trabalhar com o vinil quente eu coloquei em cima da panela modelei e já abri a torneira esfriando com água. Mas não é necessário passar água já que o vinil esfria rápido, na outra imagem você pode ver que eu usei um refratário quadrado enquanto eu dobrava as laterais eu empurrava a ponta do vinil contra a parede da cuba deixando ele com uma estrutura diferente.



Fica bem bacana, você pode usar a bandeja assim ou fazer decoupage eu optei em fazer decoupage. Usei tinta branca pvc três demão.



Usei o que eu tinha de guardanapo para fazer a decoupage depois de pronto esperei secar bem, e para finalizar passei termolina.

Olha só o resultado, como fica lindo

Uma linda opção para o Dia das Mães

Uma dica é fazer decoupage com tema musical já que a peça é um disco de vinil.
Adorei trabalhar com vinil, podem esperar que vou fazer mais trabalhinhos eu só preciso adquirir uns vinil sem uso. Aceito doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário